sexta-feira, 3 de julho de 2009

o melhor tesouro do mundo.

O melhor tesouro do mundo hoje me trouxe o melhor sentimento mundo. Ele chegou em partes,a primeira na hora do almoço com a minha mãe,e o resto eu mesmo resgatei.Trata-se de um material incrível que pertencia minha avó,que gostava muito de costura.Pelo que sei até o vestido de casamento de uma das minhas tias foi ela quem fez,cresci passando as tardes com ela ao som do barulho da máquina.Minha avó faleceu há dois anos,foi quando perdi meu referencial de alegria mas também quando eu tive uma força gigantesca de me reinventar.A casa dos meus avós, meu refúgio de infância e adolescência, está em reforma, hoje já completamente descaracterizada do que já foi,e na separação do que vai pro lixo e o que fica,minha mãe lembrou de mim.São livros de técnicas de costura sem cálculos,réguas,moldes,tudo bem antigo,aquele colorido saturado,alguns até comido por traças,mas que preserva aquele cheiro de memória (que nos faz espirrar).Encontrei óculos dos meus bisavós com armações engraçadas também e coisinhas,caixinhas,é engraçado,na verdade quase aterrorizante pensar,tudo aquilo que a gente hoje guarda,nunca tem coragem de jogar fora,um dia também vai ser o tesouro de alguém.O que mais me emocionou foram sem dúvidas as coisas da minha avó,nesse montante ainda encontrei um saco cheio de retalhos coloridinhos,lúdicos,quase se percebe a identidade dela nesses pedaços de tecido,uma composição,provavelmente feita por ela,de formas geométricas em diferentes tecidos que formam um patchwork que eu vou colocar em uma moldura,um vestido dela guardado com cuidado dentro de um saco,cadernos com anotações,o livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen e um achado que me surpreendeu: um lenço mal-acabado,com umas estrelas feitas em tinta,provavelmente feito por mim,trouxe tudo.Sinto uma sensação inexplicável de uma certa auto-afirmação do que eu sou e do que eu escolhi fazer ,é como se a minha avó,além de todas as lembranças eternas,tivesse deixado tudo pra mim como dica.Eu sinto a falta dela todos os dias,e a partir de hoje a sinto mais perto do que nunca e só eu sei como ela me inspira.Espero que todos achem seus tesouros,porque eu já encontrei o meu.

Obrigado Vovó Maria.












Nenhum comentário: